Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Classificação: 4/5
"Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?"
Confesso que tentei ler o mais devagar possível porque não queria que terminasse essa trilogia maravilhosa. Mais uma vez fui surpreendida em quase todas as partes do livro e fiquei chocada com o rumo da história. Katniss como sempre tem que enfrentar muita coisa e nesse livro digamos... a insegurança tomou conta dela e eu achei que a Suzanne Collins pecou nisso porque a personagem principal é forte e não demonstrou tanta fraqueza nos outros livros.
A guerra civil é o assunto principal e o triângulo amoroso fica em segundo plano o que eu achei muito legal, porque não ficou clichê. Novamente Katniss é manipulada - o que é o marco dessa trilogia afinal exite manipulação em todos os livros - e precisa enfrentar não a arena dos Jogos e sim o mundo real. A revolução toma forças e uma nova luta contra a capital se inicia. Uma coisa que me deixou intrigada é que com o passar do tempo toda a violência não se torna tão pavorosa assim. Não sei se era a intenção da Suzanne mas só sei que fiquei pensando depois de um tempo, como a sensibilidade foi tão amenizada nesse livro.
Não que seja uma coisa ruim, mas é uma coisa curiosa, porque nossa sociedade atual é exatamente assim! Uma coisinha que eu acho que poderia ser mudado foi o final. O desfecho foi rápido demais. Os últimos acontecimentos foram muito mal trabalhados e acho que mereciam um pouco mais de atenção, afinal é o fim de uma série muito boa. Eu tive que reler algumas partes finais para poder entender realmente.
Não posso esquecer é claro, da vida amorosa de Katniss. Eu particularmente gostei de como a autora resolveu o triângulo amoroso. Achei que se fosse mais elaborado, ficaria emocionante demais e já sofremos muito com a perda de personagens tão amados. Portanto, o jeito sutil e até um pouco frio de decidir o par de Katniss foi perfeito, já que ela nunca foi amorosa ou melosa.
Um livro maravilhoso que fechou com chave de ouro essa trilogia tão amada. Quem já está chorando? :')
0 comentários:
Postar um comentário