
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Classificação: 5/5
"Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? "
Antes de ler o livro, eu já tinha visto várias resenhas e estava uma expectativa imensa. E olha só, me surpreendi! Jogos Vorazes é um livro maravilhoso e com certeza é o meu favorito. Suzanne Collins é uma autora e tanto que trouxe uma narrativa de tirar o fôlego para nossas estantes. Li ele inteiro em menos de dois dias pois não consegui deixá-lo de lado. Uma das características mais interessantes do livro é que a personagem principal (a mocinha da estória) não é vítima nem nada. Ela é inteligente, forte e batalhadora o que torna o livro muito mais empolgante. O que também seria difícil não ser, afinal vemos muita ação e aventura. Os esforços de Katniss e Peeta na luta pela vida são angustiantes e a descrição dos ambientes e dos sentimentos sentidos é feita com perfeição. E claro, não podia faltar uma pitada de amor. Um romance inesperado e inoportuno, fez a trajetória mudar de rumo e torna a vida de todos muito mais complicada.
Outra coisa que a autora faz super bem é definir a personalidade de cada um dos personagens a ponto do leitor conseguir distinguí-los e adivinhar (ou tentar, afinal a história é muito imprevisível!) as ações deles. Isso é uma qualidade importante porque nos coloca na realidade deles, tornando a narrativa muito mais sedutora. Realmente deve ser por isso que ficamos tão presos a esse livro. Além disso, Jogos Vorazes aponta um assunto muito presente no nosso dia-a-dia: futilidade. Nos faz questionar hábitos e principalmente ideias que fazem parte da nossa vida e são totalmente inúteis, fúteis. Quantas vezes fechamos nossos olhos diante da pobreza que mora ao nosso lado? É, você se perguntará isso após essa leitura inesquecível. E claro, depois de gritar: CADÊ O PRÓXIMO LIVRO DA SÉRIE?
PS: Geeeente, vai sair em março deste ano o filme Jogos Vorazes! Com os lindos do Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. Aqui tem o trailer.
0 comentários:
Postar um comentário