sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley

Postado por Camilla às 21:54

Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Classificação: 4/5

"A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas. Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada. Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha.
As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada.
Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original."


O que posso dizer de uma narrativa surpreendente, original e única? Sim, esse livro me conquistou e tenho certeza que vai conquistar todos que lerem. Primeiramente devo dizer que é uma leitura que exige. Vocabulário antigo e palavras que muitas vezes eu não conhecia, me fizeram demorar um pouco mais do que o esperado, porque em algumas partes eu tinha que parar e ler novamente para entender direito. Mas nada tira o fato do livro ser muito bom. Tenho que dar um ponto para o modo como o autor narra os acontecimentos sem deixar monótono. Mudam os focos constantemente o que nos faz querer ler tudo para ver como eles vão se interligar, achei muito legal como ele começa com Igraine, mãe de Arthur, passa por Viviane, irmã de Igraine e Morgana, irmã de Arthur.
Outra coisa que eu gostei é que o livro não conta a lenda do rei Arthur focando exatamente e exclusivamente no rei. O grande foco da história são as mulheres guerreiras e com personalidades fortes e diferentes. Diferente. É uma boa palavra para descrever esse primeiro livro da série. Não é uma coisa que encontramos em outros livros e nem um tema da moda, como vampiros por exemplo. É um livro que dá uma verdadeira aula de História e nos faz comparar os dias atuais com os da antiguidade, que é exatamente para que a História existe. 
Um livro que com certeza está entre os melhores e que de alguma forma, vai marcar a vida (literária) de vocês.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Um livro e um cheiro Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review