terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Os homem que não amavam as mulheres - Stieg Larsson

Postado por Camilla às 22:24


Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 5/5

"Os Homens que não Amavam as Mulheres" é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois... até um momento presente, desconfortavelmente presente."

Stieg Larsson não era escritor profissional. Mas mesmo assim nas horas vagas entre o seu trabalho de jornalista, escrevia alguns rascunhos que mais tarde se tornariam uma das trilogias mais elogiadas da história. Infelizmente, Larsson não pôde ver seu sucesso, pois faleceu em 2004, vítima de infarto. Ativista político muito respeitado na Suécia, usou de seus interesses para escrever a série Millenium e não tinha intensões de publicá-la. Ele apenas escrevia pela satisfação pessoal e talvez esse tenha sido o segredo de tanto sucesso. Ou os assuntos tão atuais e polêmicos. Ou a maestria com que a obra é narrada. Ou o destino, porque o livro não foi apenas uma febre na Suécia (onde a cada 4 pessoas, 1 já havia lido pelo menos 1 livro da série) mas também no mundo inteiro. Traduzido para várias línguas, e posteriormente adaptado para o cinema, cativou as pessoas de todas as idades. Jovens, velhos, todos queriam saber o fim da trajetória rodeada de suspense.
Um best-seller que encanta público e crítica. A estória guiada por assuntos originais e a narrativa perfeitamente escrita, fazem o primeiro livro da série ser apaixonante. Larsson era simplesmente um gênio!
Confesso que o começo é um pouco entediante. Os dois personagens principais demoram a se encontrar e você se questiona se todos os elogios são verdades. Entretanto quando o livro engata é impossível deixá-lo de lado. Muito difícil de prever o rumo que o livro toma, se torna irresistível querer saber o fim. E assim, 500 páginas nem parecem tantas.
Segue-se uma investigação intrigante para descobrir o desaparecimento de uma jovem há mais de 40 anos, e os investigadores não poderiam ser melhores. Somos apresentados a dois personagens peculiares mas perfeitamente construídos. Lisbeth, uma hacker, magérrima, cheia de tatuagens e piercings, rebelde e extremamente incrível! É estranho como uma figura tão repugnante pode ser apaixonante. E também temos Mikael, um jornalista quarentão condenado por difamação. Mulherengo e simpático, é outro personagem amado. Totalmente apostos mas que fazem uma dupla mais que perfeita. Quase como um Sherlock Holmes dos dias atuais. Com uma fascinante parceira.
Um tema forte, porém verdadeiro que nos abre os olhos para os horríveis acontecimentos que estamos cercados. Existem quantos homens que não amam as mulheres soltos por aí? Afinal todos tem segredos, cabe a nós descobrirmos quais são. Como o livro mesmo diz.  

0 comentários:

Postar um comentário

 

Um livro e um cheiro Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review